Lindas peças na Casa do Artesão

É uma viagem percorrer as prateleiras da Casa do Artesão de Porciúncula. Dá pra perceber como é o processo de criação dos artesãos, sua inspiração e o desejo de colocar toda a perfeição nas peças que são vendidas ali.

Olhando com cuidado, descobrimos detalhes, os mais diferentes tecidos, tramas e pontos, que se transformam em peças encantadoras, que ficam lindas em qualquer ambiente. E ainda servem pra presentear com exclusividade. Desde a deliciosa geléia de pimenta orgânica até as almofadas de retalhos, passando por graciosas cobras de tecido para porta, encontramos centenas de produtos charmosos que fazem a alegria de quem vê e quem ganha.



Os cachinhos de frutas e legumes de tecido são parte essencial em qualquer copa ou cozinha de bom gosto. Os panos de copa – cada um mais lindo que o outro – levam um charme especial à casa. Tapetes de retalhos, passarelas, móbiles, relicários, telas, peças em tricô e crochê fazem bonito em qualquer ambiente.



É uma delícia visitar a Casa do Artesão! Ali, a gente percebe que sempre precisamos de algo para enfeitar nossa casa ou presentear alguém especial. Faça-nos uma visita! Visite também nossa galeria de fotos, clicando AQUI!

Rosimere Ferreira
Janeiro 2010

Artesanato é destaque na Feira da Providência

A 49ª edição da Feira da Providência, que aconteceu de 25 a 29 de novembro no Riocentro, Rio de Janeiro, superou as expectativas dos organizadores. Com o tema “Aqui um mundo melhor é possível”, a Feira da Providência 2009 ofereceu produtos de diversos países, atrações culturais, gastronômica, além de toda a cultura artesanal brasileira, exposta em bordados, cerâmica, fibras e toda a criatividade dos produtores que traduzem a essência do Brasil em milhares de técnicas e peças que encantam o mundo.

O estande do Governo do Estado do Rio de Janeiro, um dos maiores do evento e instalado em local privilegiado, foi organizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (SEDEIS), para divulgar o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. No total, cerca de 2 mil trabalhos estiveram à venda no estande, coordenado pelo RIOSOLIDÁRIO.





A dinâmica equipe da SEDEIS trabalhou incansavelmente para oferecer um espaço bonito e agradável aos produtores e consumidores, o que foi revertido em dias de grande movimento, boas vendas e inúmeros elogios.

Porciúncula esteve muito bem representada por produtos da Casa do Artesão e do grupo Crochetando Vidas. A secretária de Cultura, Eloiza Morucci, e a funcionária e artesã Suely Guerra levaram as peças e se encarregaram da venda e divulgação do município. Eloiza voltou empolgada com os resultados obtidos na Feira: “Vale muito a pena estar em eventos como este. Além de vender e divulgar o município, os contatos que são feitos são muito importantes. Se tudo der certo, em breve vamos ter mais benefícios para a Casa do Artesão de Porciúncula”.





Os artesãos também estão satisfeitos. O apoio da Prefeitura de Porciúncula garantiu uma renda extra para os artesãos porciunculenses e a oportunidade de divulgar seus produtos para o grande público presente à Feira da Providência.

Rosimere Ferreira
PMP - Secretaria de Cultura