Artesãs de Porciúncula participam da II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional em Florianópolis

A diretora da Casa do Artesão de Porciúncula, Ana Maria Coutinho e a artesã e servidora da Secretaria Municipal de Cultura, Suely Milagres Guerra, participaram da II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, em Florianópolis-SC, de 10 a 14 de março.

O evento foi realizado pelo Ministério da Integração Nacional e teve o objetivo de mobilizar diversos segmentos da sociedade na construção de um espaço de debate e aprimoramento das políticas públicas para o desenvolvimento regional.


As porciunculenses expuseram e comercializaram diversos produtos dos nossos artesãos, como, panos de prato, bolsas, suplás, cestos de brejaúba e frutas de patchwork, participando também de cursos, oficinas e palestras.

De acordo com Suely Milagres, foi muito gratificante a participação na Mostra, que recebeu e deu tratamento vip aos artesãos vindos de todo o Brasil.


- É importante e enriquecedor este tipo de contato, esta integração com as diversas culturas e costumes. Conhecemos trabalhos interessantíssimos, que gostaríamos de implantar aqui em Porciúncula – disse Suely.

A Casa do Artesão de Porciúncula, da qual a maioria dos artesãos são associados, promove a cultura local e oferece espaço para a venda de produtos criados pelos artistas da região. Está localizada na Praça Antônio Amado, no Centro da cidade.


A secretária de Cultura de Porciúncula, Eloiza Elena Morucci, destaca a importância da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em apoiar, valorizar e traçar metas para o incentivo de todas as manifestações artísticas no Município.

- Nos orgulhamos muito dos artesãos de Porciúncula, que desenvolvem um trabalho excelente, de muito bom gosto e originalidade – disse a secretária.

O próximo passo dos artesãos do Município é se integrar oficialmente à Mesorregião do Itabapoana e participar das rodadas de negócios que acontecem nos eventos, nos quais o Município está sempre presente.

Fabiano Souza
DECOM/Porciúncula