Porciúncula entra no Mapa de Cultura do Estado



Porciúncula fará parte do Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, um site promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, que conterá as principais manifestações culturais dos 92 municípios do Estado. Uma equipe de comunicação da Produtora Diadorim Idéias e Comunicação, contratada pelo Governo do Estado para formatar o site, foi recebida na Secretaria Municipal de Cultura de Porciúncula, no dia 21 de março do corrente ano.


O objetivo do projeto será apresentar um panorama cultural de todos os municípios fluminenses, através de textos, fotos e vídeos: o patrimônio imaterial, material e natural, os principais destaques de cada área artística, personagens, artistas, mestres de cultura popular, festas populares e festivais de cultura.

Em Porciúncula foram feitas entrevistas, filmagens e fotografias com artistas, artesãos, escritores e personalidades do município, para a composição do link da cultura do município. A equipe conheceu o Centro Cultural “Dr. Edésio Barbosa da Silva”, a Casa do Artesão, as igrejas e também visitou a zona rural, onde fotografou os pontos turísticos, as belezas naturais e sedes de fazendas antigas.


No final da tarde, a Secretaria de Cultura promoveu um encontro cultural com a equipe de filmagem, o Grupo de Dança Espaço Livre e os Pontos de Cultura do município: Sementes da Capoeira e MOCART – “Movimento Artístico Cultural Raízes da Terra”, na Praça Antonio Amado. Houve apresentações de dança de rua, roda de jongo, capoeira, samba de roda e bate lata.









O projeto Mapa de Cultura é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura com o patrocínio da Petrobrás.                                                     
                                                                                        PMP – SMC – Ivana de Paula